Comunidades #craft // #referencia

Vcs devem perceber que a maioria dos nossos post têm sempre uma referência, um lugar de onde eles vieram. Bom, resolvi compartilhar algumas das comunidades de onde saem nossas idéias.

A Comunidade Crafster (craft+hipster) começou em 2003 como uma forma de promover o artesanato alternativo (indie craft) e foi crescendo com a moda do homemade. Hoje ela conta com mais de 1 milhão (isso mesmo, 1 milhão!) de leitores por mês sendo, na verdade, um fórum de discussão no qual vc deve se cadastrar para poder escrever, como qq outro fórum que se preze na internet. Na comunidade são abertas discussões a respeito de artesanato de todos os tipos com a possibilidade de artesãos e artistas postarem o passo-a-passo (os famosos PAP) de suas peças, tutoriais, DIY´s (do it yourself – faça você mesmo, em inglês) e ainda promover seu trabalho postando peças, projetos ou trabalhos, com link para seu site ou webstore. Tudo gratuito!

Ao fazer o cadastro no Crafster, vc pode escolher receber uma notificação semanal, com o projeto craft da semana. Eu escolhi receber e não me arrependo. Além de sempre lembrar que a comunidade existe – vcs sabem que tem coisa que a gente esquece mesmo – os projetos são muito bons  e geralmente contam com tutoriais.

Outra comunidade é o Svpply. Na verdade, o Svpply é mais um bookmarker coletivo do que comunidade. Funciona da seguinte forma: cadastro feito, o Svpply recomenda que você adicione o botão Buy Later na sua barra de ferramentas (pra quem usa o Chrome como eu). Feito isso, ao encontrar um produto na internet que vc queira comprar ou queira ganhar (wishlist), vc clica no botão que vc adicionou na barra de ferramentas. Então vc vai ver que a foto do produto vai ganhar uma moldura de ADICIONAR. Uma janelinha do Svpply vai abrir qd vc clica em ADICIONAR e você escolhe a categoria do produto, variando de roupas, acessórios, jóias, mídia (livros, jornais, etc) e outros e depois a faixa de preço, em dólares. Adicionado, o produto vai direto para o seu perfil do Svpply.

Também é possível adicionar produtos que são recomendados pelos editores do site ou aqueles que são populares. Após ter alguns produtos na sua lista, o site vai começar a recomendar produtos similares àqueles que vc gosta ou quer comprar. Além disso, vc pode seguir outros usuários ou lojas, que podem publicar seus produtos. Foi assim que eu conheci muita coisa bem inovadora que eu tenho postado. O diferencial do Svpply é que a maioria dos produtos são bem legais e diferentes, além do layout ser clean e a navegação super simples.

Por último, mas não menos importante, acesso o Trendland, um blog todo fancy criado em 2006 por Cyrill Foyret e Ani Tzenkova. Apesar de algumas vezes os posts serem hype (bestas) demais pra minha cabeça, o Trendland traz muitas tendências de moda, design, arquitetura, arte e cultura, que são bem difíceis de serem vistas em outros lugares.

Eles também têm uma newsletter que eu assino e recomendo. Ela vem com um nome apropriado: Your Dose of Inspiration (Sua Dose de Inspiração). O Trendland tem mais de 27.000 seguidores no Facebook e é considerado hoje uma das mais importantes revistas online de referência em tendências. Vale a pena dar uma olhada!

Além desses 3, existem milhares e milhares de blogs, sites, comunidades e páginas nos quais vc pode se inspirar e compartilhar idéias.

No Brasil, eu recomendo e assino o SuperZíper, criado e escrito por Cláudia Fajkarz e Andrea Onishi. Levando o DIY Culture a todos os cantos da vida cotidiana, elas são responsáveis por criar posts deliciosos de ler, simples e bem didáticos. Eu adoro e vejo que muita gente metida no meio crafter tbm lê.

aCarlets 064

O Comofaz.net é outra referência brasileira ótima! Criado e escrito pela Flor, codinome de Karla Lopez, o site traz muitos tutoriais e PAP´s de costura, culinária e decoração, além de referências de artesanato. A Flor está morando em Santiado do Chile, mas continua postando, apesar de em ritmo menor, novidades e informações bem bacanas.

Espero ter ajudado e inspirado! Boa leitura!

#fikadika ! 😉

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lene Sousa
    set 03, 2011 @ 17:59:50

    gente!! agora eu vou começar a trabalhar artesanato em casa!! com tanta ideia assim, vai que dá certo né??

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Contato

11-2914-4659
donacheirosa@donacheirosa.com.br

%d blogueiros gostam disto: